Ensaio fotográfico Gay | Paulo e Robert - Salvador, Bahia
Compartilhe
Ensaio fotográfico Gay de Paulo e Robert, realizado na UFBA em Salvador - Bahia
Que gostoso fotografar dois amigos e poder contar a história deles em imagens.
Quando tivemos a primeira reunião para conversarmos sobre os detalhes do ensaio, eles me contaram um pouco da história de vida deles e o quanto foi difícil no início. Me disseram que enfrentaram muita coisa juntos, inclusive, o preconceito.
Eu os entendi perfeitamente, até por que foi bem difícil para mim também quando me aceitei enquanto gay e contei para a minha família e para a sociedade.
Paulo me disse algo que me ajudou bastante em pensar no modo como faria as fotos deles: “Flávio, não queremos fotos separados. Nós somos um só! Sempre enfrentamos tudo juntos; somos um pelo outro." Eu falei: “tudo bem amigo, vou procurar uma forma de passar isso nas fotos!".
Eu me amarro em histórias e sempre busco transmitir, por meio das fotografias, a identidade do meu cliente. Isso torna meu trabalho completamente diferente um do outro, porque as histórias são sempre diferentes.
Paulo e Robert são donos de uma loja de roupas chamada Closet Cloting. Inclusive eu já havia trabalhado para eles em um ensaio de editorial. As roupas usadas no ensaio foram da confeção própria. Logo que eles me mostraram que usariam dois conjuntos, tive a ideia de trocar as peças para representar que não eram dois, mas apenas um só.
Eles já tinham 10 anos que moravam juntos. Em 2018, muitos casais gays adiantaram seus planos de casamento no Brasil, com medo de que pudessem ter esse direito – assegurado por uma jurisprudência – revogado por questões políticas recentes.
Foi uma correria que provocou felizes mutirões de profissionais da área e nos movimentos LGBT, buscando abraçar tanta gente nesse momento turbulento.
O resultado?
Fotos que registraram inúmeros casamento gays no Brasil todo, inundando nossos corações com a certeza de que o amor é sempre a melhor resposta! Sim, amar é revolucionário!
O que me chocou um pouco (confesso) foi perceber como o amor e a felicidade do outro incomodam tanto outras pessoas.
Quando publiquei esse ensaio em alguns grupos do facebook houve uma grande repercussão positiva. Contudo, recebi algumas mensagens de pessoas com muito ódio no coração. Infelizmente, ainda há no mundo muita gente intolerante e preconceituosa.
Ao publicar algumas fotos desse ensaio em meu perfil do Instagram, tive fotos denunciadas e vários directs negativos.
Por outro lado, o que é uma conta de rede social bloqueada ou xingamentos enviados via direct, comparados ao tratamento diário que milhões de pessoas que gostariam de ter seu direito ao amor assegurado recebem?! Esse ensaio teve várias fotos como DESTAQUE em premiações internacionais e recentemente ganhou o concurso Best Colletion Award 11 da Inspiration Photographers pela história que ele transmite.
Em meio a tanta correria, eu não havia publicado o ensaio deles aqui no site e o fiz coincidentemente no 17 de Maio - dia internacional do orgulho LGBT , marcado por inúmeras conquistas e demonstrações de afeto, solidariedade, respeito, empatia e companheirismo.
Na verdade, tudo conspirou para o post sair por agora. Sabe? Eu acredito, de coração, que nada é por acaso!! <3
A diversidade presente em nosso país (nos mais variados sentidos) é bonita demais! Temos cores, texturas, sabores, sons e sensações só nossas…! É vital reeducar nossos sentidos para aprendermos a admirá-las. Nosso quintal é rico, nosso povo é lindo!
O que limita o céu? Qual a cronologia de sua existência? O tempo, o espaço… tudo converge pra uma eternidade sem início e sem fim.
É a totalidade da incerteza e ao mesmo tempo um eco no peito tão forte que nos faz perceber que estamos no lugar certo, no momento certo, ao lado da pessoa certa.